OEIRAS — Pedro Araújo voltou a confirmar o favoritismo contra Gonçalo Falcão e carimbou o regresso às meias-finais de singulares do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto.
Num frente a frente entre dois jogadores que conhecem a sensação de lutar pelo título na prova mais importante do ténis português, Araújo, de 21 anos, venceu Falcão, de 35 anos, por 6-2 e 6-1.
O reencontro foi mais equilibrado do que os parciais transparecem, sobretudo na reta inicial, marcada por um encaixe tático entre os dois que deu origem a várias trocas de bolas bastante longas. No entanto, a maior frescura física e capacidade de concretização de Araújo permitiram-lhe concretizar a vitória em 90 minutos.
Esta é apenas a terceira participação no Campeonato Nacional Absoluto por parte de Pedro Araújo, que em 2018 caiu na segunda ronda perante o futuro campeão, João Monteiro, e em 2021 cedeu na final para Nuno Borges.
Na sexta-feira, o lisboeta lutará por novo apuramento para a final com o primeiro cabeça de série, Henrique Rocha, que apesar de nunca ter ganho encontros de singulares na prova antes desta edição chegou ao Jamor como o grande candidato ao título e tem confirmado esse estatuto com vitórias relativamente tranquilas perante adversários de bom nível.