OEIRAS — O campeão nacional absoluto e o campeão nacional de sub 18 mediram forças e no final sorriu Rodrigo Fernandes, um desfecho que significou o fim de carreira para o detentor do título, Fábio Coelho, e que fechou o alinhamento dos quartos de final do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto.
De regresso à prova rainha do ténis nacional um ano depois de ter vivido o momento mais alto da carreira, Fábio Coelho não conseguiu resistir à boa forma do adversário e perdeu por 6-3 e 6-1.
O encontro entre os dois campeões nacionais era o mais aguardado do alinhamento da segunda ronda desde que, na antevisão ao torneio, o atual detentor do título anunciou o final de carreira.
Como quinto cabeça de série, o tenista de Oliveira de Azeméis ficou isento da eliminatória inaugural e podia ter regressado à prova com uma reedição da final transata frente a Francisco Rocha, não fosse a estreia autoritária do jovem Rodrigo Fernandes (ainda com 16 anos) frente a esse adversário.
Com o resultado desta quarta-feira, Rodrigo Fernandes ficou com a última vaga dos quartos de final e marcou encontro com Jaime Faria, o segundo cabeça de série e número 426 ATP que entrou de forma autoritária na competição ao passar por Guilherme Rosa com 6-1 e 6-3.