Lima, Castro e Amorim entre as apuradas para o quadro principal do Campeonato Nacional Absoluto

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — As jovens Kika Lima, Beatriz Castro e Gabriela Amorim, ainda do escalão de sub 14, apuraram-se, este domingo, para o quadro principal de singulares do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto que acontece no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.

A primeira das três a carimbar o apuramento foi Gabriela Amorim. Logo pela manhã, a atual campeã nacional de sub 14 (está no último ano do escalão) e vencedora da prova de sub 12 em 2021 derrotou Beatriz Angélico por 6-1 e 6-1 para confirmar um fim de semana perfeito e pouco depois ficou a saber que terá como primeira adversária no quadro principal outra qualifier, Catarina Moreira, que venceu Matilde Cruz por 6-1 e 6-0.

A vencedora desse encontro medirá forças na segunda ronda com Angelina Voloshchuk (798.ª WTA), atual campeã nacional de sub 16 que por ser a terceira cabeça de série recebeu um bye.

Logo depois seguiu-se Beatriz Castro, também no último ano de sub 14, que surpreendeu Carolina Mesquita (vice-campeã nacional de sub 16 em 2022 e de sub 18 em 2023) e levou a melhor sobre a mais recente jogadora portuguesa a ter ranking WTA (está no 1368.º lugar) graças aos parciais de 6-3 e 6-3.

Tal como a colega de treinos (recentemente juntaram-se as duas à equipa do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis), também ela discutirá a ronda um do quadro principal com outra qualifier, Leonor Sousa (6-3 e 6-1 perante Joana Silva), sendo que a vencedora terá pela frente a três vezes vice-campeã nacional, Matilde Jorge (548.ª WTA).

A última vaga no quadro principal foi agarrada pela mais nova das participantes. Ainda no primeiro ano de sub 14 (venceu o Campeonato Nacional de Sub 12 em 2022), Kika Lima levou a melhor num braço de ferro titânico com Carmen Madile, por 6-7(6), 6-2 e 7-6(10), e agendou encontro com Isabel Gonçalves, que antes derrotou Gabriela Matos por 6-1 e 6-0.

As outras duas vagas foram garantidas por Teresa Poppe (6-3 e 6-2 contra Rosário Louro) e Amália Suciu (6-0 e 6-2 frente a Iara Guerreiro Gonçalves).

A primeira vai defrontar Katarina Railean no encontro que dará a conhecer a adversária inaugural da hexacampeã nacional, Francisca Jorge (264.ª WTA), enquanto a segunda terá pela frente Lena Couto no duelo do qual sairá a oponente de Teresa Franco Dias, sexta cabeça de série.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share