Henrique Rocha e Jaime Faria em metades opostas no Campeonato Nacional Absoluto

OEIRAS — Um ano depois, as posições inverteram-se e é Henrique Rocha (273.º classificado no ranking ATP) quem surge à frente de Jaime Faria (426.º) na lista de cabeças de série Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, cujo sorteio do quadro principal de singulares realizado ao início de tarde deste domingo tornou possível uma reedição da final logo na segunda ronda.

Como maior candidato ao título, Henrique Rocha ficou isento da primeira ronda e discutirá a segunda com o vencedor de um encontro entre qualifiers. Se chegar aos quartos de final, o português que mais subiu no ranking mundial esta época (quase 600 lugares) poderá cruzar-se com José Ricardo Nunes, que participa pela 20.ª vez consecutiva no quadro principal. O algarvio é o sexto cabeça de série e aguarda na segunda eliminatória ou por Guilherme Valdoleiros ou por um qualifier.

Na segunda secção, o grande favorito é Pedro Araújo, vice-campeão nacional absoluto de 2021 que desta vez tem a seu cargo o estatuto de terceiro pré-designado (é 941.º na hierarquia mundial masculina). O lisboeta defrontará na segunda ronda ou Dino Molokova ou um qualifier. Como possíveis adversários nos quartos de final surgem Martim Simões e Gonçalo Falcão, finalista do torneio em 2011.

O terceiro quarto do quadro tem João António (número um do ranking nacional e semifinalista há um ano) e João Guerra como cabeças de série e João Dinis Silva, que há um ano chegou aos quartos de final, como nomes de maior destaque, mas também o setubalense Diogo Marques.

A parte mais inferior é aquela que promete reunir mais atenções nos primeiros dias, uma vez que o finalista de 2022, Francisco Rocha, iniciará a campanha com o atual campeão nacional de sub 18, Rodrigo Fernandes, e desse encontro sairá o primeiro adversário do campeão em título, Fábio Coelho, este ano quinto cabeça de série.

Jaime Faria aguarda por um duelo entre qualifiers para conhecer o primeiro oponente, tendo na memória a derrota de há um ano nas meias-finais perante o futuro campeão.

Campeonato-Nacional-Absoluto-2023-Quadro-Masculino

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share