Francisco Cabral somou esta sexta-feira a terceira vitória da semana no Challenger de Bérgamo, em Itália, e assegurou o apuramento para a sua primeira final ao lado do novo parceiro Henry Patten. O número um nacional da variante de pares defende a condição de principal favorito ao título e vai perseguir este sábado o 12.º título nesta categoria, naquela que a sua 17.ª final no circuito secundário.
O duo anglo-português chegou a ter bem em cima da mesa a possibilidade de resolver a contenda com Sander Arends e Miguel Angel Reyes Varela em dois parciais, mas desperdiçou a liderança no segundo capítulo e foi forçado a encerrar a disputa num match tie-break que viria a cair para o seu lado, para ao cabo de uma hora e 47 minutos firmar a vitória por 6-3, 6-7(5) e 10-5.
Cabral e Patten sentiram-se logo ameaçados no primeiro jogo de serviço, mas souberam gerir a situação e foram eles quem mais tarde deu o passo para o comando da partida através de uma quebra que se tornou crucial. A dupla onde o português se insere voltou a agir com um break de serviço na fase intermédia do segundo set, mas Arends e Reyes Varela responderam a tempo de travar o ascendente e levar a decisão às últimas instâncias, onde o par favorito voltou a ser mais preponderante.
Para colocarem a ‘cereja no topo do bolo’ naquela que é a quarta semana de competição a atuar lado a lado, Francisco Cabral e Henry Patten terão de voltar a afirmar este sábado o estatuto de primeiros cabeças de série numa final ainda com adversários por definir: ou enfrentam os terceiros pré-designados Theo Arribage e Luca Sanchez, ou o duo formado pelos norte-americanos Evan King e Brandon Nakashima.