Stefanos Tsitsipas deu mais um passo em direção ao ressurgimento e derrotou Alexander Zverev para celebrar quatro feitos de uma vez só: a 50.ª vitória de 2023 em singulares, a primeira (!) contra um adversário do top 10 mundial, a passagem aos quartos de final do ATP Masters 1000 de Paris e o apuramento para o ATP Finals.
Recém-semifinalista do ATP 250 de Antuérpia e do ATP 500 de Viena depois de um verão que deixou muito a desejar, o tenista grego expandiu o frente a frente com o alemão para 9-4 a seu favor ao vencer pelos parciais de 7-6(2) e 6-4 num dia em que apontou 37 winners, 10 dos quais com o serviço.
Resolvido em 1h59, o encontro era de extrema importância para ambos, pois tanto Tsitsipas quanto Zverev perseguiam um bilhete para Turim, a cidade italiana que pelo segundo ano consecutivo servirá de casa ao “Torneio dos Maestros”.
Alcançado esse objetivo, Stefanos Tsitsipas — que ergueu o maior título da carreira precisamente no ATP Finals, mas ainda em Londres no ano de 2019 — voltará a apontar o foco à campanha na capital francesa. Semifinalista em 2022, o tenista de Atenas tentará igualar esse resultado na sexta-feira, precisando para isso de afastar o ex-campeão Karen Khachanov.
Em relação ao ATP Finals, Stefanos Tsitsipas seguiu os passos de Novak Djokovic, Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev, Jannik Sinner e Andrey Rublev e ficou com a sexta vaga de apuramento. Segue-se Alexander Zverev, mas o alemão pode ser ultrapassado por Holger Rune e Hubert Hurkacz, que ainda estão em prova em Paris.