Marketa Vondrousova (6.ª) era a única das oito selecionadas do WTA Finals a nunca antes ter competido na prova de elite, mas a participação de estreia tem vindo a defraudar as suas expetativas. A checa, que cedeu na noite desta segunda-feira frente a Iga Swiatek, por 7-6(3) e 6-0, não poupou nas críticas ao torneio que se disputa em Cancún e defendeu o parecer já anteriormente levantado por Aryna Sabalenka, que se mostrou “muito desiludida” com a experiência no México.
“O meu WTA Finals não está a correr da forma que desejada. Trabalhei no duro ao longo de todo o ano para chegar a este torneio, mas está a ser uma deceção”, começou por expressar a número seis mundial na conferência de imprensa que se seguiu à derrota, desolada com a falta de condições.
Apontando falhas à estrutura do palco em Cancún, Vondrousova lamentou a passividade demonstrada pela WTA: “O estádio não está preparado para receber os encontros, sinto que a WTA não está interessada em saber como as jogadoras se sentem. Sentimos que ninguém nos escuta, ninguém quer saber da nossa opinião. É muito triste.”