LOULÉ — A checa Dominika Salkova levou a melhor no duelo de parceiras de pares com a húngara Natalia Szabanin e juntou-se à italiana Silvia Ambrosio na final de singulares do Loulé Ladies Open by Cimpor, o último de três torneios internacionais femininos organizados de forma consecutiva na região algarvia.
À semelhança do que aconteceu na véspera, quando assinou duas vitórias em dois sets, também este sábado Salkova (281.ª classificada no ranking WTA e quinta cabeça de série) resolveu o assunto em duas partidas, mas com os parciais de 7-5 e 6-4.
O segundo encontro do dia colocou frente a frente duas jogadoras que mais tarde voltariam à ação, mas lado a lado, e decorreu ao ritmo de Salkova a partir do momento em que recuperou de uma desvantagem de 1-4 no parcial inaugural. Superada a falta de concentração que ajudou a adversária Szabanin a construir uma vantagem interessante no marcador (o break foi conseguido com duas duplas faltas consecutivas), a jovem checa não baixou os braços, manteve-se paciente e tornou-se cada vez mais agressiva, lidando bem com as condições ventosas para assinar a quarta vitória da semana.
“Hoje foi muito difícil porque estive a perder e não comecei no meu melhor, mas sabia que ia melhorar. Não sei bem como, mas consegui quebrar-lhe o serviço ao 1-4 e a partir daí correu melhor e acabei por dar a volta”, contou a adolescente checa visivelmente desgastada.
Em Loulé, Dominika Salkova jogará a terceira final de singulares da carreira. As duas anteriores tiveram o mesmo desfecho, com a jovem checa a erguer os troféus de campeã em Osijek em maio de 2022) e em Sevilha… há menos de duas semanas. A conquista na região da Andaluzia deu-se em terra batida e levou a jovem checa a jogar pelo seguro e abdicar da participação no BoConcept Faro Ladies Open, logo na semana seguinte.
Com nove triunfos consecutivos, a tenista da República Checa terá pela frente a jogadora mais cotada do torneio — a italiana Silvia Ambrosio — na final de domingo, agendada para as 12h30 e com transmissão em direto na Sport TV 5. A primeira cabeça de série e número 264 mundial tornou-se na primeira vencedora do dia ao vencer a francesa Manon Leonard (447.ª WTA) por 6-4 e 6-2.