O português Gonçalo Oliveira apurou-se, na manhã desta sexta-feira, para as meias-finais do ITF M15 do de Al Zahra, no Kuwait, ao celebrar a 80.ª vitória do ano em encontros de singulares.
Principal candidato ao título na prova que se desenrola na Academia de Rafael Nadal e que tem Nuno Marques como responsável pelo ténis, o tenista português de 28 anos (número 241 mundial) derrotou o qualifier Mousa Alkotop (1688.º), da Jordânia, pelos parciais de 6-3 e 6-1.
Para além de ter alcançado a 80.ª vitória do ano, tornando-se no primeiro jogador a alcançar esta marca em 2023, Gonçalo Oliveira inscreveu o nome numas meias-finais pela 15.ª vez este ano e colocou-se a um passo de alcançar a nona final (tem um registo perfeito em decisões disputadas esta época).
Para chegar ao encontro de atribuição do título em Al Zahra, o atual número três nacional terá de superar o vencedor do embate entre Peter Benjamin Privara (678.º), da Eslováquia e terceiro cabeça de série, e Aleksandre Bakshi (856.º), da Geórgia e sétimo candidato ao título.