FARO — Antonia Ruzic resistiu a um dia muito difícil e tornou-se numa das seis jogadoras que, esta quinta-feira, conseguiram assegurar um lugar nos quartos de final de singulares do BoConcept Faro Ladies Open. Os restantes dois encontros já estavam a decorrer quando a chuva ditou o adiamento para sexta-feira, mas antes a portuguesa Matilde Jorge ainda não conseguiu inscrever o nome nos quartos de final de pares.
A jovem croata de apenas 20 anos (número 269 mundial) precisou de 2h29, mas foi capaz de desenvencilhar-se da bielorrussa Evialina Laskevich (dois anos mais nova e 733.ª posicionada no ranking WTA) com os parciais de 6-2, 2-6 e 7-5 numa jornada marcada por condições muito difíceis devido às fortes rajadas de vento desde os primeiros minutos.
Dest forma, Ruzic confirmou o estatuto de terceira cabeça de série e tornou-se, para já, na única jogadora deste grupo a inscrever o nome nos quartos de final do torneio de Faro.
As outras duas jogadoras que ainda o podem fazer terão, para isso, de anular desvantagens quando retomarem os encontros na sexta-feira (que será sinónimo de jornada dupla), pois a chuva chegou quando Silvia Ambrosio (segunda cabeça de série) perdia por 6-3 e 1-0 — já com um break — frente à bósnia Nefisa Berberovic e, ao mesmo tempo, Harmony Tan (quarta favorita) estava em desvantagem por 6-2 e 3-3 perante a belga Amelie Van Impe.
Dos restantes encontros concluídos esta quinta-feira saíram como vencedoras a francesa Manon Leonard (439.ª), que na véspera eliminara a primeira favorita, Victoria Jimenez Kasintseva, e nesta jornada prolongou a campanha ao superar a britânica Emillie Lindh Gallagher (648.ª) por 6-4 e 7-5, e quatro tenistas que iniciaram a participação no torneio no qualifying — três delas ao afastarem cabeças de série.
A bielorrussa Anastasiia Grechkina (de apenas 17 anos e número 1076 mundial) surpreendeu a grega Sapfo Sakellaridi (279.ª e sexta candidata ao título) por 6-3 e 6-2; a compatriota Daria Khomutsianskaya (740.ª), dois anos mais velha, levou a melhor sobre a chinesa Xinyu Gao (277.ª e sétima cabeça de série), lesionada no joelho, por 6-0 e 6-3; e a ucraniana Nadiya Kolb (763.ª) surpreendeu a neerlandesa Eva Vedder (314.ª e oitava pré-designada) com os parciais de 6-3 e 7-5.
Na sexta-feira, os dois encontros da segunda ronda de singulares serão retomados a partir das 10 horas e os quartos de final começarão logo de seguida. A jornada será dupla para muitas jogadoras em singulares e ficará concluída com os sete encontros em falta relativos à ronda inaugural da variante de pares.