Embalado por uma semana de estreia na série de torneios sul-americanos que lhe valeu a segunda ronda em Buenos Aires após ter beneficiado do estatuto de lucky loser, Gastão Elias (366.º) começou da melhor maneira a experiência no Challenger de Santa Fé e voltou a ficar a uma batalha do apuramento para o quadro principal de um novo evento argentino.
O português de 32 anos não encarou perigos de maior ao longo da tarefa para derrubar o jovem anfitrião Valerio Aboian (540.º) e foi com uma postura pragmática que extinguiu quaisquer hesitações com convicção. Sem pretensões de estender a disputa, Elias encarregou-se se distanciar no primeiro parcial com três quebras de serviço que contrastaram contra apenas uma consentida, enquanto no segundo outros dois breaks empurraram-no para o confortável resultado de 6-3 e 6-2.
Gastão Elias, que é o único português a competir esta semana no Challenger de Santa Fé, passa a ficar a apenas uma barreira de distancia de prolongar a campanha para a próxima fase da prova do circuito secundário e ficará ainda na noite deste domingo a conhecer o seu derradeiro oponente do qualifying — e outro dos nomes da casa: Ignacio Monzon (492.º) ou Alex Barrena (410.º).