O jovem português Henrique Rocha (número 321 mundial) inscreveu o nome na final de singulares de um torneio ITF de 25.000 dólares pela quinta vez em 2023 ao apurar-se para a decisão do 1.º Tavira Men’s Open, em Cabanas de Tavira.
Segundo cabeça de série da prova algarvia (nunca tinha tido este estatuto numa prova internacional), o tenista maiato de apenas 19 anos impôs-se com os parciais de 6-3 e 6-3 ao alemão Sebastian Fanselow (394.º), que já tinha derrotado recentemente numa final em Setúbal.
A final no 1.º Tavira Men’s Open será a quinta do ano para Henrique Rocha, que venceu todas as anteriores: primeiro em Vila Real de Santo António, depois em Mungia e Bakio (ambas em Espanha) e finalmente em Sintra.
Em busca do quinto título do ano, o tenista português que mais posições subiu no ranking em 2023 (já são mais de 500 degraus) discutirá o título ou com o francês Valentin Royer (275.º), ou com o costa-marfinense Eliakim Coulibaly (451.º), respetivamente primeiro e quinto pré-designados.
Antes desse encontro, marcado para domingo, Henrique Rocha ainda voltará ao court este sábado para disputar a final de pares ao lado do amigo Jaime Faria.