Gastão Elias (366.º classificado no ranking mundial) esteve encaminhado para garantir o apuramento para os quartos de final do Challenger de Buenos Aires, mas um desfecho polémico acabou com a participação do tenista português na prova argentina.
A jogar o quarto encontro da semana (começou no qualifying, foi derrotado na ronda de acesso ao quadro principal e acabou repescado como lucky loser), o tenista português de 32 anos perdeu com o argentino Mariano Navone (190.º) por 3-6, 6-4 e 7-6(3).
Resolvido em 2h40, o braço de ferro entre Elias e Navone teve um desfecho polémico: o tenista português enfrentou uma desvantagem de 0-3 no último set, mas assinou duas quebras de serviço consecutivas e passou a liderar por 4-3. Nesse momento, o jogador da casa — que até então não apresentara dificuldades físicas — pediu a intervenção do fisioterapeuta e um medical timeout durante a troca de lados, antes de Elias servir, e repetiu-o dois jogos depois, já com o jogador natural da Lourinhã a servir para se manter no encontro.
Apoiado pelo público, o campeão de três torneios Challenger este ano teve quatro match points ao 10.º jogo do terceiro set, mas foi só no tie-break, que fechou com cinco pontos consecutivos, que assegurou o apuramento para os quartos de final.
Encerrada a participação em Buenos Aires, Gastão Elias terá pela frente uma viagem de cerca de 400km até Santa Fé para competir no qualifying de mais um Challenger na Argentina já no domingo.