Heather Watson e prodígio letã nos quartos de final do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open

QUINTA DO LAGO — As britânicas Harriet DartHeather Watson e Eden Silva apuraram-se, na jornada desta quinta-feira, para os quartos de final de singulares do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open, o ITF de 40.000 dólares que jogam “praticamente em casa”, como todas referiram, por causa da afluência muito significativa de britânicos ao complexo multidesportivo que está situado no coração da Quinta do Lago.

A primeira a avançar foi Eden Silva, que surpreendeu a primeira cabeça de série do torneioOlivia Gadecki, ao registar a quarta vitória da semana — começou no qualifying — com os parciais de 7-6(4) e 6-1. A próxima adversária será a checa Gabriela Knutson (201.ª).

Depois seguiu-se Heather Watson. Apesar de não ser a mais cotada das muitas britânicas que viajaram até ao Algarve, a tenista natural da Ilha de Guernsey, no canal da Mancha, é claramente a que apresenta melhor currículo (quatro títulos WTA em cinco finais disputadas e número 39 mundial em fevereiro de 2019) e voltou a confirmar as credenciais ao passar pela lituana Justina Mikulskyte (276.ª) com os parciais de 6-2 e 6-4 depois de recuperar de um break de atraso na segunda partida.

Quarta cabeça de série, Watson vai enfrentar nos quartos de final Arina Rodionova, quinta cabeça de série fruto do 163.º posto que ocupa na hierarquia e já com quatro títulos ITF no palmarés deste ano (o mais recente numa prova de 60.000 dólares). A australiana resistiu a uma batalha de três sets com a chinesa Xinyu Gao (288.ª) e venceu por 6-7(1), 6-0 e 6-2.

Silva e Watson estão em rota de colisão e caso vençam os encontros de sexta-feira marcarão encontro nas meias-finais.

A outra representante britânica faz parte da metade inferior do quadro e foi a última a seguir em frente, mas fê-lo de forma descontraída: em apenas 1h22, Harriet Dart (145.ª do ranking e 84.ª há pouco mais de um ano) levou a melhor sobre Eva Vedder (318.ª), dos Países Baixos, por autoritários 6-1 e 6-2.

A vaga nas meias-finais será discutida com Ella Seidel (257.ª), alemã responsável pelo final de campanha da qualifier francesa Amandine Hesse (408.ª) ao vencer por 7-5 e 6-0.

O elenco dos quartos de final fica completo com os nomes de duas jogadoras com bastantes credenciais: logo pela manhã, Darja Semenistaja deu sequência à campanha iniciada com uma vitória sobre a portuguesa Francisca Jorge na véspera e voltou a confirmar o estatuto de segunda cabeça de série ao vencer a qualifier alemã Kathleen Kanev por 7-5 e 6-1.

Em busca do quinto título do ano, que lhe permitiria aproximar-se mais do que nunca da ambicionada estreia no top 100, a jogadora da Letónia medirá forças com Elena Gabriela Ruse (185.ª). A romena está longe do 51.º lugar que chegou a ocupar em maio de 2022, um ano depois de vencer o WTA 250 de Hamburgo, mas é um dos nomes a ter em conta e agarrou o último bilhete para os quartos de final com uma vitória por 6-2 e 6-4 sobre Berfu Cengiz (237.ª), da Turquia.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share