QUINTA DO LAGO — A portuguesa Matilde Jorge (551.ª classificada no ranking WTA) perdeu, esta segunda-feira, na ronda de acesso ao quadro principal de singulares do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open, o ITF de 40.000 dólares da Quinta do Lago, que é o torneio internacional feminino mais importante de sempre a acontecer no Algarve.
Um dia após deixar pelo caminho uma adversária mais cotada, a número dois nacional esteve perto de repetir a proeza, mas perdeu pelos parciais de 1-6, 6-2 e 6-4 com a letã Diana Marcinkevica (368.ª e quinta pré-designada).
Depois de um primeiro set que roçou a perfeição e ficou concluído em menos de meia-hora, Matilde Jorge perdeu a concentração e com uma série de erros viu o segundo parcial fugir-lhe em catadupa.
A partida decisiva foi aquela em que as duas jogadoras duelaram de forma mais nivelada e conseguiram apresentar bom ténis em simultâneo. Com a ajuda de alguns erros de Marcinkevica, a jovem portuguesa assinou a primeira quebra de serviço e liderou por 3-1, mas a troca de bolas teve um efeito inverso e beneficiou as respostas agressivas da letã. Jorge reagiu bem ao contra-break e manteve-se na discussão do duelo mesmo quando o marcador se inverteu pela primeira vez, até que a servir para não perder o encontro acusou o nervosismo, aumentou os erros e não conseguiu resistir.
Matilde Jorge tinha sido a única portuguesa a ultrapassar a primeira ronda do qualifying, fase em que caíram Sara Lança (1060.ª WTA), Milla Sequeira, Amália Suciu e Carla Tomai (as três sem ranking profissional).
Para além de Diana Marcinkevica, também seguiram para o quadro principal de singulares a britânica Eden Silva (361.ª), a austríaca Tamira Paszek (372.ª e ex-26.ª), a polaca Maja Chwalinska (393.ª), a alemã Kathleen Kanev (400.ª), as francesas Amandine Hesse (408.ª) e Manon Leonard (433.ª) e a argelina Ines Ibbou (716.ª).
Assim, a representação portuguesa no quadro principal de singulares da segunda edição do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open ficou reduzida a Francisca Jorge — a única com entrada direta — e as wild cards Ana Filipa Santos, Maria Garcia, Carolina Mesquita e Maria Beatriz Teixeira.