A portuguesa Matilde Jorge inaugurou, este domingo, a segunda edição do The Campus Carby VW Ladies Open com uma vitória que a apurou para a última ronda do qualifying. Organizado pelo The Campus — o complexo multidesportivo que está situado no coração da Quinta do Lago — com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, o torneio pertence à categoria de 40.000 dólares e entrega 70 pontos WTA à campeã.
Atualmente no 554.º lugar do ranking mundial, Matilde Jorge já esgotou os wild cards da época para quadros principais, mas iniciou com o pé direito a primeira missão da semana ao derrotar a mais cotada Viktoria Morvayova (485.ª), da Eslováquia, por 7-5 e 6-3 após 1h47.
Com a vitória sobre a 14.ª cabeça de série, a tenista vimaranense de 19 anos inscreveu o nome na ronda de acesso ao quadro principal, onde já estão cinco compatriotas — entre as quais a irmã mais velha, Francisca Jorge, mas também as convidadas Ana Filipa Santos, Maria Garcia, Carolina Mesquita e Maria Beatriz Teixeira.
Para cumprir esse objetivo, Matilde Jorge terá de superar, na jornada de segunda-feira, a letã Diana Marcinkevica, quinta favorita fruto do 366.º posto na hierarquia mundial.
As restantes tenistas portuguesas que foram a jogo neste primeiro dia do The Campus Carby VW Ladies Open acabaram eliminadas: Sara Lança (1060.ª) perdeu por 6-3 e 6-2 com a alemã Kathleen Kanev (403.ª); Milla Sequeira (sem classificação profissional) por 6-2 e 6-0 perante a francesa Manon Leonard (437.ª); Amália Suciu pelos parciais de 6-1 e 6-2 diante da primeira cabeça de série, a croata Antonia Ruzic (268.ª); e Carla Tomai pelos parciais de 6-2 e 6-0 frente à britânica Eden Silva (364.ª).
Organizado entre os dias 8 e 15 de outubro, o The Campus Carby VW Ladies Open é o primeiro de três torneios internacionais femininos a acontecerem de forma consecutiva no Algarve.
E é não só o mais importante dessa sequência, como o mais importante de sempre do circuito feminino a realizar-se nesta região do país, onde até agora apenas tinham acontecido provas até à categoria de 25.000 dólares. Mesmo considerando todos os torneios internacionais (femininos e masculinos) já realizados no Algarve, o The Campus Carby VW Ladies Open 2023 mantém-se como um dos mais importantes de sempre, apenas superado em pontos e prémios monetários por dois torneios Challenger masculinos que aconteceram no final da década de 80 em Vilamoura.