Foi Iga Swiatek (2.ª) quem prevaleceu num duelo entre favoritas da metade inferior do WTA 1000 de Pequim e que com uma vitória convincente assegurou o regresso a uma final mais de dois meses depois. A número dois mundial apagou na manhã deste sábado a chama de Coco Gauff (3.ª) e pôs-lhe termo a uma fabulosa sequência de 16 vitórias consecutivas, que lhe valeram os títulos de Cincinnati e do US Open num verão norte-americano que ficará para a sua memória.
Numa exibição em que tudo pendeu para o seu lado, a natural de Varsóvia tomou desde cedo preponderância no encontro e frente a uma postura muito apática de Gauff teve o espaço necessário para ‘furar’ no marcador e ao fim de apenas 75 minutos chegar ao claro resultado de 6-2 e 6-3, fruto de duas quebras de serviço conseguidas em cada parcial.
Com os pés na sétima decisão alcançada em 2023, Iga Swiatek persegue o quinto título da temporada — e 16.º do palmarés — Iga Swiatek vai ser protagonista de uma final na capital chinesa que a porá frente a frente com Elena Rybakina (5.ª) ou Liudmila Samsonova (22.ª), as duas outras em prova que formam a segunda meia-final.