A segunda e mais importante edição do The Campus Carby VW Ladies Open tem garantida a presença de cinco jogadoras portuguesas no quadro principal de singulares, enquanto no qualifying irão a jogo outras cinco.
Francisca Jorge, que é a melhor tenista lusa da atualidade (ocupa o 267.º posto no ranking WTA) foi a única a obter entrada direta no quadro principal.
À vimaranense de 23 anos juntaram-se quatro compatriotas que foram contempladas com convites: Ana Filipa Santos, de regresso quase um ano depois de romper o ligamento cruzado anterior e fraturar o menisco interno do joelho esquerdo, Maria Garcia (1364.ª WTA e campeã nacional de sub 18), Carolina Mesquita (vice-campeã) e ainda Maria Beatriz Teixeira.
No qualifying, Matilde Jorge (554.ª) lidera o quinteto luso que tentará chegar ao quadro principal. A número dois nacional já não pode receber mais wild cards esta época devido às limitações do circuito feminino.
O grupo de convidadas ficou completo com os nomes de Sara Lança (1060.ª), que também entrou diretamente na fase de qualificação, Milla Sequeira, Amália Suciu e Carla Tomai.