Acondicionada por três primeiras vitórias inequívocas no WTA 1000 de Pequim, Iga Swiatek (2.ª) teve esta sexta-feira o primeiro teste de fogo na capital chinesa mas soube o que tinha de fazer para dar a volta num duelo entre duas top 10 mundiais. Coco Gauff (3.ª), outra das favoritas ao título, dilatou a sensacional série de vitórias com uma exibição que anulou as esperanças de Maria Sakkari em fazer parte do elenco do WTA Finals.
Depois de dois primeiros sets discutidos taco a taco com a francesa Caroline Garcia (10.ª), Swiatek deixou bem claro que não queria correr mais perigos — já que até esteve a dois pontos da derrota — e colocou pé a fundo no terceiro capítulo da partida para ao fim de mais de duas horas e meia reservar uma vaga na elite das meias-finais.
Quem vai discutir com a polaca o acesso à final do próximo fim de semana é a norte-americana Coco Gauff, que não perde há 16 encontros. Voltou a traçar um rumo muito convincente diante de Maria Sakkari e sem deixar margem para dúvidas celebrou por 6-2 e 6-4 — parciais que afastam definitivamente a helénica da corrida pelo apuramento para o evento que reúne as oito melhores da temporada, em Cancún.