LISBOA — Três dias, três encontros em três sets, três vitórias para Francisca Jorge, a número um nacional (e 269.ª classificada no ranking WTA) que esta sexta-feira selou o apuramento para as meias-finais de singulares do Del Monte Lisboa Belém Open, o ITF de 40.000 dólares do CIF — Club Internacional de Foot-Ball.
Desta vez, a “vítima” da jovem vimaranense de 23 anos foi uma tenista que tinha ainda mais tempo passado no court fruto da campanha que iniciou no qualifying, a checa Aneta Kucmova (456.ª), com os parciais de 3-6, 6-1 e 6-1 a serem assinados em 1h43.
Francisca Jorge entrou de forma autoritária no encontro e assinou duas quebras de serviço nas primeiras oportunidades, mas uma perda repentina de concentração e intensidade permitiu a Kucmova retaliar com a conquista de seis jogos consecutivos.
Em desvantagem apesar de ter sido a jogadora a apresentar mais iniciativa, a melhor portuguesa da atualidade não baixou os braços, recuperou a paciência e começou a variar mais o jogo, sobretudo à procura da esquerda da adversária. A reação foi imediatamente compensada e o início da segunda partida ditou uma inversão rápida no rumo dos acontecimentos, pois Kucmova pouco mais teve a oferecer para lá de uma consistência que lhe permitiu cometer pouquíssimos erros não forçados e que Jorge soube aproveitar para, ultrapassada a frustração, voltar a comandar.
Apurada para as meias-finais do Del Monte Lisboa Belém Open, Francisca Jorge já garantiu a conquista de importantes 25 pontos que no ranking virtual a colocam pela primeira vez dentro do top 260.
A próxima adversária da porta-estandarte portuguesa será Katarina Zavatska (194.ª), ucraniana que logo pela manhã confirmou o estatuto de segunda cabeça de série ao vencer Dejana Radanovic (270.ª) por 7-5 e 6-1.
A outra meia-final será discutida entre Carlota Martinez Cirez (226.ª e quinta pré-designada) e Gergana Topalova (252.ª). A espanhola venceu a lucky loser Alice Rame por 7-5 e 7-6(4), enquanto a búlgara superou a qualifier Guiomar Maristany por 6-2 e 6-1.