LISBOA — Francisca Jorge (269.ª) foi a única portuguesa a ultrapassar a etapa inaugural do Del Monte Lisboa Belém Open e esta quinta-feira dobrou a proeza ao qualificar-se para os quartos de final de singulares do ITF de 40.000 dólares que acontece no CIF, o Club Internacional de Foot-Ball, em Lisboa.
Posta à prova pela segunda vez consecutiva, a número um nacional recuperou de um set perdido e reuniu os argumentos necessários para dar a volta a Sada Nahimana (301.ª), do Burundi, e vencer por 3-6, 7-6(0) e 6-2 ao fim de quase três horas.
Francisca Jorge foi quebrada logo na primeira vez em que serviu e ficou em desvantagem até ao fim da primeira partida, o que a obrigou a nova maratona debaixo de um calor intenso. Foi só no segundo parcial que a tenista vimaranense de 23 anos começou a oferecer réplica e a imprimir um nível mais elevado, que apesar de a ter colocado em vantagem (serviu com bolas novas para fechar o parcial e liderou esse jogo por 40-0) não evitou a disputa de um tie-break.
O tira-teimas perfeito, ganho por 7-0, deu-lhe o boost psicológico de que precisava para começar o parcial decisivo com o pé direito. E apesar de Nahimana ainda ter tentado dar réplica, o ascendente já estava do lado da tenista da casa, que se manteve concentrada até ao fim e rubricou a segunda vitória da semana.
Com a prestação do ano passado apagada (não foi além da primeira ronda quando o torneio era da categoria inferior, 25.000 dólares), Francisca Jorge apurou-se para os quartos de final e agendou um encontro inédito com a checa Aneta Kucmova (456.ª), proveniente da fase de qualificação.