LISBOA — A número um nacional, Francisca Jorge (269.ª), apurou-se esta terça-feira para a segunda ronda do quadro principal de singulares do ITF de 40.000 dólares do CIF, o Del Monte Lisboa Belém Open, ao eliminar uma cabeça de série. Única jogadora “da casa” com entrada direta na prova, a vimaranense de 23 anos, número 269 WTA, superou a neerlandesa Suzan Lamens (241.ª) numa intensa batalha de duas horas e meia, por 6-3, 5-7 e 6-4.
Foi desde a fase inaugural que Jorge se apresentou na frente do marcador, e depois dessa quebra conquistada soube gerir a liderança para arrecadar o primeiro set através de um erro de esquerda provocado por Lamens. Mas a vimaranense ainda por muito teria de passar antes respirar de alívio: a adversária agiu a tempo de virar o segundo set a seu favor e os problemas físicos começaram a complicar a vida à portuguesa.
Tudo parecia indicar o fim de linha de Jorge nos singulares, com Lamens a amealhar uma quebra de serviço que a colocou na frente do terceiro set por 3-0, mas Jorge revitalizou-se e conquistou seis dos últimos sete jogos da partida para carimbar o passaporte que a transporta para a próxima etapa da prova.
Para já a única portuguesa na segunda eliminatória do Del Monte Lisboa Belém Open, Francisca Jorge pode medir forças na segunda ronda com a outra das compatriotas ainda em jogo nesta variante: Carolina Mesquita vai entrar ainda em ação na tarde desta terça-feira e quer fazer a surpresa diante de Sada Nahimana (301.ª), do Burundi.