LISBOA — Num dia que ficou marcado pela conclusão da fase de qualificação que resultou nos desaires de Jaime Faria e de Henrique Rocha — que viria a ser ‘repescado’ para a próxima fase —, as primeiras vagas na segunda ronda do quadro principal ficaram com destinatários conhecidos: o espanhol Pablo Llamas Ruiz (139.º) e os italianos Franco Agamenone (204.º) e Riccardo Bonadio (215.º).
Com a tarefa de eliminar o oitavo favorito Matteo Gigante (185.º) num duelo falado em italiano, Agamenone ainda conseguiu evitar ultrapassar as duas horas de encontro e sobreviveu a uma fase final mais tremida para vencer por 6-4 e 7-6(4). A abrir o caminho para a segunda ronda, ficará agora à espera de Stefano Travaglia (205.º) ou Luka Mikrut (542.º).
Logo a seguir, Pablo Llamas Ruiz encarregou-se de negar um segundo triunfo transalpino no Club Internacional de Foot-ball e impôs-se de forma bem contundente perante Alessandro Giannessi (213.º), com historial na prova lisboeta, numa partida resolvida em apenas 60 minutos, por 6-3 e 6-1. Pela frente, terá um espanhol: Javier Barranco Cosano (385.º) ou Oriol Roca Batalla (267.º) — campeão do Braga Open no domingo passado.
A encerrar a programação no court central, Riccardo Bonadio não se deixou intimidar pelo estatuto de terceiro cabeça de série ostentado pelo cazaque Timofey Skatov (130.º) e mostrou mais argumentos para celebrar a vitória por 6-4 e 6-3 e esperar pelo húngaro Mate Valkusz (236.º) ou pelo italiano Edoardo Lavagno (235.º) num encontro onde estará em jogo o acesso aos quartos de final.