LISBOA — 24 horas depois de assinar a primeira vitória portuguesa na sétima edição do Del Monte Lisboa Belém Open masculino, Jaime Faria (477.º classificado no ranking ATP) não conseguiu prolongar a campanha em singulares e foi eliminado na ronda de acesso ao quadro principal.
O jovem português de 20 anos cedeu pelos parciais de 4-6, 7-6(3) e 6-2 para o espanhol Javier Barranco Cosano (385.º) ao cabo de 2h29 no encontro que inaugurou a jornada no Estádio CIF, o palco principal do icónico clube lisboeta.
Com mais soluções do fundo do court, Faria impôs-se à consistência do adversário esquerdino e assinou a primeira quebra de serviço ao quinto jogo. A vantagem conseguida com esse winner de esquerda ao longo da linha deu-lhe o ascendente e foi suficiente para amealhar o parcial inaugural, em que ainda esteve próximo de dilatar a vantagem.
O referido break foi, aliás, o único verificado nos dois primeiros sets, pois o segundo decorreu ao ritmo dos servidores. A exceção foi o 12.º jogo, em que de forma corajosa — primeiro com uma subida à rede, depois com dois smashes desde a linha de fundo — o tenista “da casa” anulou dois set points para forçar um tie-break.
Por essa altura, a resistência física já não era a mesma (na véspera também foi obrigado a três sets e apenas dois dias antes concluiu a melhor campanha da carreira a este nível, no Braga Open) e depois de perder o “tira-teimas” também a anímica seguiu pelo mesmo caminho.
A pausa para ir ao balneário antes do início do terceiro set não foi suficiente para Faria recuperar e o tenista luso cedeu o serviço por duas vezes logo a abrir — na primeira, com um volley falhado, na segunda com uma dupla falta. Com o caminho aberto, Barranco Cosano não abriu qualquer janela de oportunidade para uma recuperação e assinou a reviravolta.
A derrota de Jaime Faria deixou Henrique Rocha (325.º) como único português com possibilidades de furar o qualifying no Del Monte Lisboa Belém Open masculino. O maiato de 19 anos discute ainda esta segunda-feira o encontro com Alexandre Weis, que na véspera venceu João Domingues.