LISBOA — Henrique Rocha (325.º classificado no ranking) foi eliminado na última ronda do qualifying do Del Monte Lisboa Belém Open, mas sorriu no sorteio de lucky losers e será o adversário de João Sousa (283.º) na primeira ronda do quadro principal.
Um dia após passar com distinção por um duelo nacional na primeira ronda, o maiato de 19 anos sofreu o mesmo desfecho que o compatriota João Domingues, que na véspera também ganhou o primeiro set, e perdeu pelos parciais de 3-6, 7-6(6) e 6-1 com o italiano Alexander Weis (296.º).
Apesar de ter dado início ao encontro com um break logo no primeiro jogo de serviço de Weis, Rocha não conseguiu apresentar o nível das semanas anteriores — e em particular das três em que competiu e brilhou no circuito ITF.
O jovem português tinha a lição estudada e sabia ser importante prolongar ao máximo o frente a frente com o italiano, que depois de jogar a final de pares do Braga Open no sábado precisou de 3h27 para superar Domingues em Lisboa no domingo. Mas o desgaste físico não foi um problema para Weis, que nunca acusou dificuldades e soube explorar o desconforto do tenista “da casa” para construir a segunda recuperação consecutiva.
Depois da má notícia, a boa: apesar da derrota, Henrique Rocha voltará à ação já na terça-feira depois de ter ganho uma das duas vagas como lucky loser (Duje Ajdukovic, vice-campeão em Braga, e Francesco Passaro abdicaram da ida a jogo).
O sorteio ditou que o jovem português medirá forças com João Sousa, sendo que o vencedor desse duelo poderá enfrentar Pedro Sousa se o lisboeta iniciar o último torneio da carreira com uma vitória sobre Titouan Droguet (170.º).