A tunisina Ons Jabeur (7.ª WTA) conquistou, este sábado, o segundo título da temporada. Em Ningbo, na China, a tenista de 29 anos arrasou a russa Diana Shnaider (85.ª) na final, com os parciais de 6-2 e 6-1.
Apesar de alguns sustos — perdeu sets contra Vera Zvonareva (526.ª) e Nadia Podoroska (87.ª) nas rondas anteriores —, Jabeur chegou à terceira final da época e não desperdiçou a oportunidade de juntar mais um título ao palmarés. Mais experiente em decisões no circuito WTA do que a jovem Shnaider, que aos 19 anos disputou a primeira final a este nível, Jabeur não deu qualquer chance à tenista russa.
Com uma ótima entrada em jogo, a tenista africana conseguiu dois breaks nos primeiros cinco jogos do set inaugural. Shnaider ainda teve dois break points a 4-1 para procurar reentrar no set, mas não conseguiu capitalizar. Na segunda partida, a russa ainda salvou um break point no jogo inaugural, mas depois perdeu seis jogos consecutivos — teve novamente break point não aproveitado a 4-1 — e a final ficou fechada ao fim de 1h15.
Finalista em Wimbledon e campeã em Charleston, Ons Jabeur junta agora Ningbo ao currículo. A tunisina passa a ser detentora de cinco títulos WTA em 13 finais disputadas, mas vai manter-se no sétimo lugar da hierarquia mundial, ainda que encurte a distância para Maria Sakkari (6.ª). Quanto a Diana Shnaider, a primeira final WTA deverá valer a subida de 22 posições e um novo máximo de carreira no 63.º lugar.