O português Nuno Borges (86.º classificado no ranking mundial) perdeu com o norte-americano Sebastian Korda (28.º) por 6-4 e 7-6(4) e despediu-se do ATP 250 de Astana na segunda ronda do quadro principal de singulares.
Três dias (!) depois de ter derrotado o favorito do público, Mikhail Kukushkin, para interromper a série de derrotas no circuito ATP que se prolongava há quatro meses, o melhor tenista português da atualidade esbarrou na solidez do norte-americano, que fez a diferença com a pancada de serviço (12 ases) nos momentos cruciais.
No 12.º encontro do ano (16.º da carreira) frente a um adversário do top 50 mundial, Borges passou grande parte do primeiro braço de ferro com Korda sem criar dificuldades ao serviço do norte-americano. Até que um jogo menos conseguido por parte do número 28 mundial permitiu-lhe fazer o break e liderar por 4-2 na segunda partida, uma vantagem auspiciosa que não foi capaz de segurar e que se desvaneceu por completo no tie-break, em que os pontos mais importantes voltaram a sorrir ao mais experiente dos dois.
Em Astana, Nuno Borges procurava tornar-se no oitavo português a inscrever o nome nuns quartos de final de singulares do circuito ATP.
Adiado esse feito, o maiato regressará à China, onde competiu há cerca de uma semana (derrotado na primeira ronda em Chengdu), para disputar o quadro principal do Masters 1000 de Xangai.
Se essa participação for curta ainda disputará mais uma prova naquele país, um Challenger em Shenzhen, antes de rumar ao ATP 500 de Tóquio, no Japão.