Iga Swiatek (2.ª) era a principal favorita a celebrar a conquista do título no WTA 500 de Tóquio, mas a luta chegou esta sexta-feira ao fim. A número dois mundial vacilou no segundo desafio da campanha no Japão e falhou o apuramento para as meias-finais. Em sentido inverso, Jessica Pegula (4.ª) manteve-se intransponível e voltou a anotar mais uma vitória demolidora rumo à próxima etapa na ‘Terra do Sol Nascente’.
Tendo até estado habilitada para recuperar de um primeiro parcial perdido com a russa Veronika Kudermetova (19.ª), Swiatek transportou a esperança para o terceiro parcial. Contudo, as chances de violar a igualdade foram quase nulas e foi Kudermetova a única a pontuar, para com uma quebra de serviço isolada alcançar o triunfo por 6-2, 2-6 e 6-4.
Cumprida a missão de negar a passagem à primeira cabeça de série, a natural de Kazan embarca no lote das quatro últimas resistentes em Tóquio e vai digladiar-se com a compatriota Anastasia Pavlyuchenkova (86.ª) por um lugar na final marcada para este domingo.
A fazer jus ao que fizera na exibição de estreia, Pegula deu mais um passo vincado de aproximação ao sonho do título e voltou a traçar uma exibição de alto nível para eliminar a concorrência de Daria Kasatkina (13.ª) de um modo bem contundente. A norte-americana, que passa a ser a grande candidata ao título após o adeus de Swiatek, precisou de apenas uma hora para selar os imaculados 6-1 e 6-0.
E já só uma barreira a separa de uma vaga no dia das grandes decisões: pela frente, na outra das meias-finais agendadas no Japão, Jessica Pegula vai dividir as atenções num embate entre cabeças de série com a grega Maria Sakkari (6.ª), que depois do título em Guadalajara ainda não se cansou de vencer e, esta manhã, ‘despachou’ Caroline Garcia (10.ª) por 6-2 e 6-2.