BRAGA – O croata Duje Ajdukovic (199.º ATP) e o húngaro Mate Valkusz (236.º) venceram os quartos de final em parciais diretos para garantirem vagas nas meias-finais do Braga Open.
Ajdukovic, semifinalista na Maia em 2020, superou o francês Geoffrey Blancaneaux (239.º e campeão do Maia Open em 2021) por 6-4 e 6-2, prevalecendo num primeiro set com vários altos e baixos e que durou quase uma hora.
Este foi o seu primeiro triunfo da semana em dois sets, especialmente importante tendo em conta que o próximo opositor também não precisou de uma grande batalha – e que não tinha necessitado de disputar a ronda anterior devido a lesão do compatriota Zsombor Piros.
Mate Valkusz derrotou o Titouan Droguet (170.º), último cabeça de série ainda em prova (sexto), por 7-6(12) e 6-3. No primeiro parcial, o tenista magiar precisou de anular quatro set points num tie-break de longa duração, isto depois de ter liderado três vezes com break de avanço nos primeiros doze jogos.
Valkusz ainda recebeu assistência médica por indisposição estomacal, mas também aproveitou a má têmpera e os muitos erros do talentoso gaulês, em especial após o final do primeiro set, para chegar ao penúltimo dia de prova.
Para o croata, a meia-final do Braga Open será a sétima do ano (terceira Challenger), ao passo que para o húngaro a quarta, todas na categoria; e, ao contrário dos protagonistas do outro duelo de acesso à final, tanto Ajdukovic como Valkusz já têm um título no currículo do ATP Challenger Tour, ambos arrecadados na presente temporada – o primeiro procura a segunda final, o segundo a quarta.