Com um título somado no México no fim de semana passado bem na memória, Maria Sakkari (6.ª) cruzou o Pacífico e abriu esta quinta-feira a caminhada no WTA 500 de Tóquio com uma vitória irrepreensível frente a uma das figuras da casa. Quem também embarcou na viagem para os quartos de final da prova nipónica foram Caroline Garcia (10.ª) e Daria Kasatkina (13.ª), outras das favoritas que resolveram igualmente os respetivos compromissos sem recurso a terceiro set.
O ritmo conquistado pelas cinco vitórias em Guadalajara voltou a estar bem patente no estilo de jogo empreendido por Sakkari, que manteve uma postura agressiva para anular as esperanças da qualifier Misaki Doi (331.ª), que tinha sido uma das premiadas com convite para a fase prévia. Sem vontade de prolongar a discussão para lá do indispensável, a ateniense precisou de apenas 67 minutos para reter o resultado de 6-3 e 6-1, fruto de três quebras de serviço.
Garcia foi outra das que se destacou na manhã desta quinta-feira em Tóquio, e não teve uma tarefa muito mais exigente na sua agenda: a gaulesa, quinta das cabeças de série, construiu os parciais de 6-4 e 6-3 para se distanciar da ucraniana Anhelina Kalinina (28.ª) e marcar duelo com Maria Sakkari em busca de um lugar nas meias-finais.
Ainda antes dos triunfos das suas concorrentes ao título do próximo fim de semana, Daria Kasatkina também saltou à vista e defendeu a posição de sexta favorita frente à grega Despina Papamichail (220.ª), oriunda das rondas da fase de qualificação. A russa encarregou-se de assinar a vitória por 6-4 e 6-4 e agenda partida com a segunda pré-designada Jessica Pegula (4.ª), que tinha sido uma das que venceram na ronda transata.