BRAGA — O jovem português Jaime Faria (477.º classificado no ranking ATP) apurou-se pela primeira vez para os quartos de final de um torneio Challenger ao celebrar a segunda vitória da semana no Braga Open.
Dois dias depois de assinar o melhor triunfo da carreira, o lisboeta de 20 anos quebrou mais uma barreira importante ao vencer o tunisino Moez Echargui (299.º mundial e responsável pelo afastamento de João Sousa na ronda inaugural) pelos parciais de 6-3 e 6-4.
Motivado pela vitória contra Timofey Skatov no primeiro encontro que disputou no Clube de Ténis de Braga, Faria voltou a impressionar e só precisou de 75 minutos para prolongar a campanha.
O encontro desta quinta-feira até começou com uma quebra de serviço para Echargui, vindo de uma reviravolta a dois tempos contra o mais credenciado dos tenistas portugueses, mas a reação rápida de Faria foi decisiva. O tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis ainda voltou a ceder o serviço, só que já estava animicamente dentro do jogo e começou a controlar as trocas de bolas do fundo do campo.
Sólido em todas as pancadas e cada vez mais apoiado num serviço diferenciador, o jovem português reduziu as hipóteses de reação do tunisino durante a segunda partida e resolveu o braço de ferro de forma autoritária.
Depois de celebrar a primeira vitória da carreira em quadros principais de singulares do ATP Challenger Tour no Porto Open, onde ficou muito perto de ir ainda mais além, Jaime Faria deu mais um passo no Braga Open ao inscrever pela primeira vez o nome nuns quartos de final.
Único representante luso ainda em prova na competição individual, o número sete nacional (esta semana voltou a superar o melhor ranking) terá Oriol Roca Batalla (267.º) como próximo adversário. O espanhol iniciou a semana no qualifying e esta quinta-feira conquistou a quarta vitória consecutiva ao impôr os parciais de 6-2 e 6-2 a Gerard Campana Lee — o sul-coreano que eliminou João Domingues.