As esperanças centravam-se em Matilde Jorge (553.ª) depois do afastamento de todas as outras compatriotas em ação, mas nem a número dois nacional conseguiu escapar à razia e despediu-se do Santarém Ladies Open na ronda de abertura. A vimaranense de 19 anos, que foi a última da casa a ir a jogo na jornada desta quarta-feira, esteve muito bem encaminhada para a vitória, mas a eficácia não esteve a 100% nos detalhes e acabou por sofrer uma reviravolta difícil de digerir.
Frente à checa Barbora Palicova (281.ª), a atleta do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis contornou as adversidades para sair por cima de um primeiro set tremido, e no segundo chegou a dispor de uma liderança de 3-0. Ainda assim, o cenário não conduziu Jorge ao desenlace esperado e, depois de ter estado a dois pontos do triunfo, foi forçada a ir a terceiro parcial — e aí uma quebra de ritmo repercutiu-se no desaire por 5-7, 7-6 (3) e 6-1.
A derrota de Matilde Jorge — que deixa a prova ribatejana sem figuras portuguesas tanto nos singulares, como nos pares —, junta-se a outros dois resultados pouco positivos para a armada da casa nesta quarta-feira: Teresa Franco Dias não achou argumentos suficientes para evitar o adeus por 6-3 e 6-0 diante de Alevtina Ibragimova (671.ª), ao passo que Carla Tomai também saiu de cena com os 6-0 e 6-0 aplicados por Urszula Radwanska (423.ª).