Zverev sagra-se campeão em Chengdu e distancia-se na lista dos maiores vencedores ATP

Alexander Zverev (10.º) não esteve longe de viver uma despedida amarga de Chengdu, mas tudo se alinhou a tempo de evitar males maiores para o tenista germânico: primeiro cabeça de série esta semana, o natural de Hamburgo encerrou em pleno a passagem pelo primeiro dos eventos asiáticos e celebrou esta terça-feira a conquista do seu 21.º título — façanha que lhe permite elevar o estatuto de quarto maior campeão no ativo.

Mas o número dez mundial por muito precisou de passar antes de ser o protagonista da cerimónia de entrega de prémios e até precisou de inverter um break numa etapa da partida em que nada poderia falhar. Ainda assim, Zverev fintou os obstáculos impostos pelo russo Roman Safiullin (55.º) para ao cabo de intensas três horas de disputa festejar os laboriosos parciais de 6-7 (2), 7-6 (5) e 6-3.

Nenhum dos lados se conseguiu desamarrar da igualdade sem recurso a tie-break no primeiro parcial (embora Zverev tenha tido à disposição três set points), e foi só nesse tira teimas que o menos credenciado deu o passo em frente. Impulsionado pela conquista do parcial anterior, Safiullin subiu mais um degrau rumo à vitória ao consumar um break logo no arranque do segundo set, mas os esforços não se estenderam até ao fim.

Zverev ativou os alarmes bem a tempo e selecionou o antídoto essencial à remontada: primeiro, encarregou-se de extinguir a desvantagem através de uma quebra de serviço devolvida, e só no tie-break dissipou as dúvidas. Finalmente por cima do encontro, o alemão já não encontrou espaço para vacilar e ainda nos primeiros momentos do derradeiro parcial construiu a folga que viria a conduzi-lo ao triunfo.

Aos 26 anos, Alexander Zverev dilata para 21 o número de conquistas no circuito mundial — depois de já este ano ter celebrado em casa, em Hamburgo — e distancia-se de Marin Cilic e Daniil Medvedev, ambos com 20 títulos. À sua frente entre os jogadores em atividade, o alemão só encontra três dos membros do Big Four: Novak Djokovic (96.º), Rafael Nadal (94.º) e Andy Murray (46.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share