Campeões de Challengers portugueses avançam no Braga Open

Sebastião Guimarães/FPT

BRAGA Zsombor Piros e Geoffrey Blancaneaux inauguraram a lista de vencedores no quadro principal de singulares do quinto Braga Open numa jornada que ficou marcada pelas primeiras derrotas de cabeças de série. Antes, o português João Domingues ultrapassou a fase de qualificação.

Cabeça de cartaz fruto do 110.º lugar no ranking mundial, muito próximo da melhor classificação de carreira (109.º) alcançada há dois meses, Zsombor Piros precisou de 2h13 e três sets para dar a volta a Kilian Feldbausch e vencer por 3-6, 7-5 e 6-3.

Apenas com 18 anos, o suíço (que começou o ano como número cinco de juniores e entretanto já é 829.º entre os profissionais) demonstrou o seu talento no Clube de Ténis de Braga, mas foi traído pelas cãibras já na reta final do encontro e deixou escapar aquela que seria a maior vitória da carreira — liderou por um break quer no segundo, quer no terceiro set.

Com quatro títulos Challenger no currículo, tendo o mais recente e também mais importante sido ganho em Portugal no Oeiras Open 125 de abril, o húngaro foi um dos primeiros a agarrar uma vaga na segunda ronda do quadro principal.

A ele seguiu-se outro jogador que já triunfou num torneio deste circuito em solo português: Geoffrey Blancaneaux. Vencedor do segundo Maia Open de 2021, o francês de 25 anos (número 245 mundial) derrotou por 7-5, 3-6 e 6-3 o checo Zdenek Kolar, sétimo cabeça de série e também ele com um Challenger português no currículo — venceu há dois anos em Oeiras.

Para além do jogador natural de Bystrice nad Pernstejnem, houve outro cabeça de série a ficar pelo caminho nesta segunda-feira: Jan Choinski (134.º ATP e terceiro favorito à vitória final) até começou bem, mas não foi capaz de segurar a vantagem e perdeu por 1-6, 6-3 e 6-3 com o croata Duje Ajdukovic (207.º).

A lista de vencedores no quadro principal ficou completa com o nome de Franco Agamenone (200.º), que levou a melhor na batalha transalpina com Francesco Maestrelli (224.º) graças aos parciais de 6-4 e 7-5.

Na terça-feira irão a jogo os cinco portugueses que marcam presença no quadro principal deste Braga Open: João Sousa, Gastão Elias, Henrique Rocha, Jaime Faria e João Domingues.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share