BRAGA — A quinta edição do Braga Open arrancou com uma derrota de Duarte Vale (número 619 do ranking mundial) na primeira ronda da fase de qualificação.
O jovem português de 24 anos entrou no qualifying como alternate à última hora e esbarrou no maior à vontade do espanhol Nikolas Sanchez Izquierdo (289.º) na terra batida, perdendo pelos parciais de 6-3 e 6-2 ao cabo de 1h25.
Apesar da derrota em parciais diretos e do maior favoritismo do adversário, Vale teve oportunidades para compor o marcador, mas sentiu muitas dificuldades nos jogos de serviço (foi quebrado em seis ocasiões e no segundo set não conseguiu segurar o “saque”). O tenista da casa ainda devolveu três breaks, mas não foi capaz de acompanhar o ritmo do adversário.
Duarte Vale foi o primeiro português a ir a jogo nesta edição do Braga Open, que no qualifying — e, portanto, neste domingo — ainda terá mais cinco representantes em ação: João Domingues (campeão em 2019), Tiago Pereira, Pedro Araújo, Fábio Coelho e Rodrigo Fernandes, jogador do Clube de Ténis de Braga que se estreia no ATP Challenger Tour.