Um ano depois de ter afastado em Londres os fantasmas das edições passadas, a Equipa do Mundo entrou com o pé direito na nova edição da Laver Cup e deu o passo em frente logo no arranque do certame. As vitórias de Ben Shelton e de Francisco Cerúndolo fizeram a diferença nos primeiros capítulos em Vancouver e traduziram-se num arranque da luta pela revalidação do título de campeões.
A transportar para o Canadá o bom ritmo competitivo que fez dele um dos semifinalistas do US Open, Shelton não se desviou do foco diante do francês Arthur Fils (44.º) e brilhou naquela que foi a sua estreia na prestigiada prova de exibição, ao assinalar os parciais de 7-6 (4) e 6-1, findados apenas 79 minutos.
Momentos mais tarde, a liderança da Equipa do Mundo foi ampliada em relação à Europa, que voltou a dar um passo em falso: desta feita, coube a Francisco Cerúndolo reforçar a fronteira e sem se perder no trilho cumpriu a missão frente ao espanhol Alejandro Davidovich Fokina (25.º), ao celebrar por 6-3 e 7-5.
Adicionados os dois primeiros pontos às contas da Equipa Mundo num primeiro dia de ação em que cada vitória corresponde a um tento, o testemunho passa agora ao anfitrião Felix Auger-Aliassime, que terá a tarefa de tentar prolongar a senda vitoriosa num duelo marcado com Gael Monfils. Mais tarde, e a encerrar a programação, Andrey Rublev junta-se a Arthur Fils para desafiar nos pares os norte-americanos Taylor Fritz e Frances Tiafoe.