Henrique Rocha voltou a subir no ranking e definiu um novo máximo de carreira, mas o maior destaque da atualização desta segunda-feira da hierarquia mundial recai na estreia de Jaime Faria no top 500 mundial. Tiago Pereira também alcançou a melhor classificação da carreira.
Uma semana depois de ter sido finalista do ITF de 25.000 dólares de Sintra, onde perdeu a terceira e mais importante final de singulares da carreira, Jaime Faria subiu 49 degraus e chegou ao 482.º posto.
Aos 20 anos, o jovem lisboeta tornou-se no 22.º português a entrar no top 500 do ranking mundial masculino, seguindo os passos recentes de Duarte Vale (em abril) e Henrique Rocha (junho), que entretanto está bem encaminhado para outros voos.
O maiato de 19 anos subiu 12 lugares e passou a ser o 359.º, mas será na atualização da próxima semana que terá uma subida mais acentuada. Campeão do segundo ITF de 25.000 dólares de Sintra, onde ergueu o quarto título do ano nesta categoria, Rocha surge no 322.º lugar do live ranking e não deverá fugir muito desse degrau na próxima atualização, quando há nove meses iniciava o ano no 850.º lugar.
Nuno Borges (88.º), Frederico Silva (228.º), Gonçalo Oliveira (241.º) e João Sousa (287.º) tiveram ganhos pouco significativos, mas mais abaixo também Tiago Pereira (924.º) celebrou a chegada a um novo máximo ao ganhar 10 degraus.
Nos pares, Francisco Cabral continua a ser, de forma destacada, o melhor tenista português da atualidade, mantendo o 54.º lugar da atualização anterior.
Destaque também para a entrada do Rodrigo Fernandes no ranking, ele que só tem 16 anos.