SINTRA — O português Henrique Rocha sagrou-se, este domingo, campeão do ITF de 25.000 dólares de Sintra e ergueu o quarto título de singulares do ano e da carreira no circuito internacional, um feito que o deixará mais perto do que nunca do top 300 do ranking ATP.
A defender o estatuto de terceiro cabeça de série fruto do 371.º lugar na hierarquia mundial, o jovem português de 19 anos triunfou por 6-2 e 6-3 na final contra o alemão Sebastian Fanselow (453.º), que vive há vários anos em Portugal.
O início do encontro foi atrasado pela chuva e chegou a ser interrompido a 4-2 do primeiro set, numa fase em que Rocha já tinha um break de avanço, mas na qual ainda procurava adaptar-se ao vento forte e irregular que prejudicou a final.
Foi precisamente essa pausa, de cerca de 30 minutos, que ajudou o maiato de 19 anos a voltar com maior discernimento. Mais esclarecido em relação ao plano de jogo e com a concentração reposta, Rocha passou a dominar com a pancada de direita e manteve-se sempre por cima do marcador, não se deixando afetar pelo contra-break que ainda sofreu já na segunda partida.
O título conquistado este domingo traduziu-se no quarto da carreira para Henrique Rocha, que este ano já tinha vencido em Vila Real de Santo António, Mungia e Bakio (estes últimos em Espanha) — sempre na categoria de 25.000 dólares.
Se no início do ano ocupava o 850.º posto do ranking, quando os pontos desta semana forem contabilizados (na atualização de 25 de setembro) Henrique Rocha já estará entre os 330 primeiros, novamente a estabelecer a melhor classificação da carreira e com o objetivo de se estrear no top 300 bem encaminhado.