As portuguesas Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk apuraram-se, na jornada desta quarta-feira, para a segunda ronda do quadro principal de singulares do ITF de 25.000 dólares de Leiria, que marca o regresso do circuito mundial feminino a Portugal pela primeira vez em cerca de dois meses.
Terceira cabeça de série fruto do 267.º lugar no ranking WTA, Francisca Jorge exerceu as credenciais de favorita e superou a compatriota Sara Lança (1207.ª), que na última semana de estreou em meias-finais de singulares, por 6-4 e 6-0.
Com este triunfo, a melhor tenista portuguesa da atualidade tornou-se na primeira a seguir para a segunda ronda em Leiria, fase em que terá pela frente a norte-americana Dalayna Hewitt (563.ª).
Menos conseguida foi a prestação da irmã mais nova da vimaranense, Matilde Jorge (529.ª), que perdeu pelos parciais de 6-2 e 6-2 com a espanhola Eva Guerrero Alvarez (434.ª).
Na jornada desta quarta-feira ainda houve tempo para mais uma vitória lusa, com Angelina Voloshchuk a prolongar a campanha que iniciou no qualifying e a superar a argentina Guillermina Naya, em apenas duas partidas, pelos parciais de 6-1 e 6-2.
Para a jovem de apenas 16 anos, que recentemente revalidou o título de campeã nacional desse escalão, segue-se um encontro com a tenista mais cotada entre as que estão em Leiria, Anastasia Zakharova.