Aos 36 anos, 3 meses e 18 dias, o sérvio Novak Djokovic tornou-se, este domingo, no mais velho campeão do US Open desde o início da Era Open, em 1968.
O feito foi assinado pelo tenista de Belgrado graças à vitória sobre Daniil Medvedev na final, exatamente dois anos depois de o russo o ter derrotado naquela que fora a sua última viagem até aos Estados Unidos da América (depois ficou impedido por não estar vacinado contra a covid-19) e na qual falhou por uma vitória o Grand Slam — isto é, a conquista dos quatro “Majors” na mesma temporada.
Djokovic ultrapassou o registo de Ken Rosewall, que tinha 35 anos quando ergueu o título em 1970. O australiano regressou à final em 1974, então com 39 anos, mas falhou a conquista do troféu.
Para além de se ter tornado no mais velho campeão do US Open na Era Open, Novak Djokovic também passou a ser o quarto campeão mais velho de um torneio do Grand Slam nesse período. À sua frente passou a ter apenas dois nomes, divididos em três edições do Australian Open: Rosewall tinha 36 anos e 4 meses quando venceu em 1971, Roger Federer tinha 36 anos e 6 meses quando triunfou em 2018 e o mesmo Rosewall tinha 37 anos e 2 meses na vitória de 1972.
1 comentário