A norte-americana Madison Keys apurou-se para as meias-finais do US Open pela terceira vez na carreira num dia em que voltou a não perder qualquer jogo de serviço.
Frente a frente com a campeã em título de Wimbledon, a jogadora da casa não se deixou intimidar por Marketa Vondrousova e superou a checa por 6-1 e 6-4, anulando os nove pontos de break que teve pela frente.
A vitória da madrugada desta quinta-feira (ainda quarta-feira em Nova Iorque) foi a segunda do ano para Keys frente a uma top 10, dois dias depois de ter assinado a primeira ao eliminar de forma contundente a compatriota (e favorita) Jessica Pegula.
Depois de ter aberto o encontro com uma vantagem de 5-0 (todos os quartos de final femininos arrancaram com uma jogadora a assinar uma liderança desta grandeza), a norte-americana encontrou mais resistência na segunda partida, mas foi sempre melhor nos pontos mais importantes e conquistou a quebra decisiva ao nono jogo para selar o apuramento logo a seguir.
Finalista do US Open em 2017 (perdeu uma final americana para Sloane Stephens) e semifinalista em 2018, Madison Keys disputará pela terceira vez a penúltima fase da prova.
Desta vez, a adversária será Aryna Sabalenka, bielorrussa que já sabe que sairá de Nova Iorque como número um mundial pela primeira vez na carreira, mas que quer juntar ao título de campeã do Australian Open o do US Open.