Pouco mais de uma semana depois de se ter sagrado campeão nacional do escalão de sub 18, Rodrigo Fernandes adicionou mais uma página para a memória e somou na tarde desta quarta-feira o primeiro ponto ATP da carreira. Aos 16 anos, o jovem jogador do Clube de Ténis de Braga estreou-se a vencer em quadros principais no ITF World Tennis Tour ao superiorizar-se ao campeão nacional absoluto Fábio Coelho (1090.º), por 6-3 e 6-3.
A aproveitar da melhor maneira o convite recebido para aceder diretamente à fase final do torneio de 25.000 dólares, o natural de Braga não se deixou intimidar pela maior experiência do adversário desta tarde e conseguiu resolver a missão ao cabo de pouco mais de hora e meia. Se no primeiro capítulo duas quebras de serviço fizeram a diferença, no segundo set o minhoto repetiu a mesma dose para cerrar o punho.
Assegurada a entrada inédita na hierarquia mundial já na atualização do ranking do próximo dia 18 de setembro ao amealhar o primeiro ponto, Rodrigo Fernandes avança em prova na Beloura Tennis Academy e vai discutir o acesso aos quartos de final com o quarto cabeça de série desta semana: o polaco Martin Pawelski (488.º).