Um dia depois de ter assegurado o apuramento para o quadro principal, Matilde Jorge (559.ª) prolongou a caminhada no ITF de 60.000 dólares de Montreux e juntou-se à irmã Francisca Jorge na segunda eliminatória. Para isso, a número dois nacional prevaleceu a uma batalha de quase três horas com a qualifier Deborah Chiesa (505.ª), ao dar a volta ao encontro por 4-6, 6-1 e 6-3.
A vimaranense de 19 anos reagiu da melhor maneira a um primeiro parcial perdido frente à adversária italiana e foi em grande estilo que inverteu o cenário: três quebras de serviço consecutivas permitiram a Jorge recuperar a igualdade e outras tantas no derradeiro parcial conduziram a atleta portuguesa à terceira vitória da semana, depois de duas firmadas na fase prévia.
Matilde Jorge, que também vai competir no quadro de pares ao lado da irmã, acede à segunda eliminatória da variante de singulares e vai desafiar por um lugar nos quartos de final a terceira favorita à vitória, Anna Bondar (128.ª). Caso contrarie o favoritismo da húngara e assine uma das maiores vitórias da carreira, a jogadora lusa poderá sonhar com um eventual confronto com Francisca Jorge nas meias-finais.