Ben Shelton vence blockbuster norte-americano e estreia-se nas meias-finais do US Open

Ben Shelton apurou-se, na madrugada desta quarta-feira, para as primeiras meias-finais da carreira em torneios do Grand Slam ao levar a melhor sobre o compatriota Frances Tiafoe numa sessão noturna altamente mediática no Artur Ashe Stadium, onde dois homens norte-americano de cor mediram forças apenas pela segunda vez.

12 meses depois de ser eliminado pelo português Nuno Borges na primeira ronda, então como número 165 mundial, o jovem de 20 anos impôs-se com os parciais de 6-2, 3-6, 7-6(7) e 6-2 e tornou-se no norte-americano mais novo dos últimos 30 anos a alcançar a penúltima fase do torneio masculino.

Desta forma, Shelton também assegurou a estreia no top 20 ATP a partir de quarta-feira.

À imagem do que já tinha acontecido nas rondas anteriores, Shelton destacou-se pela qualidade da pancada de serviço (14 ases entre os 77% de pontos ganhos com o primeiro) e pela agressividade (50 winners).

Tiafoe, por sua vez, desiludiu pelo baixo nível de energia que apresentou e que o colocou em fragilidades desde o arranque.

O momento decisivo acabou por ser um terceiro set caótico, marcado por seis breaks e um tie-break em que Shelton teve dois set points a 6-4 e quase deitou por terra o parcial ao enfrentar ele próprio um set point pouco depois.

Com mais energia, mais iniciativa e mais espetáculo frente a um adversário que acusou a pressão do favoritismo e ficou aquém do melhor ténis que consegue produzir, Ben Shelton fez o que lhe competia e alcançou as primeiras meias-finais da carreira no circuito principal — e logo num torneio do Grand Slam.

O grau de dificuldade será ainda maior para o próximo desafio, dado que o jovem de 20 anos, campeão nacional universitário dos EUA há pouco mais de 12 meses, terá pela frente Novak Djokovic.

O sérvio “banalizou” outro norte-americano, ao vencer Taylor Fritz por 6-1, 6-4 e 6-4, e tornou-se no recordista de meias-finais em torneios do Grand Slam.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share