A Áustria tem três jogadores no top 100 do ranking mundial de singulares e dois no top 50 de pares e foi esses representantes que chamou para a eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis contra Portugal, agendada para os dias 15 e 16 de setembro em Schwechat, nos arredores da capital Viena.
Dominic Thiem (número três mundial e vencedor do US Open em 2020) é a estrela maior da equipa da casa liderada pelo ex-tenista Jurgen Melzer, mas o 81.º lugar que ocupa atualmente deixa-o atrás de Sebastian Ofner (58.º), que será o número um austríaco nesta eliminatória.
Jurij Rodionov (100.º) é a outra aposta possível para os encontros de singulares, enquanto Alexander Erler e Lucas Miedler (34.º e 35.º classificados no ranking mundial de pares) foram chamados para jogarem lado a lado.
Jogada em piso rápido indoor num recinto com capacidade para cerca de 3.000 espetadores, condições escolhidas pelos austríacos, esta eliminatória vale um lugar na ronda de qualificação (fevereiro de 2024) para a fase final (setembro de 2024) da Taça Davis, onde Portugal tenta chegar pela primeira vez depois de quatro derrotas “à porta” — a mais recente precisamente em fevereiro, perante a República Checa na Maia. A seleção derrotada terá de jogar o play-off do Grupo Mundial 1.
O capitão português, Rui Machado, repetiu a convocatória anterior e chamou Nuno Borges, Frederico Silva, João Sousa, Gastão Elias e Francisco Cabral.
Antes da eliminatória haverá um sorteio que dita a ordem dos confrontos de singulares de sexta-feira, dia em que o número um de cada equipa mede forças com o número dois. No sábado, o programa arranca com o encontro de pares e o primeiro singular do dia é sempre disputado entre os eleitos como número um de cada seleção, seguindo-se, em caso de necessidade, o encontro individual entre os número dois dos respetivos países.