A romena Sorana Cirstea (30.ª WTA) viveu um verdadeiro conto de fadas este domingo. 14 anos depois de ter atingido os quartos de final de Roland-Garros, Cirstea assinou o regresso a essa mesma eliminatória de um Grand Slam. Hoje com 33 anos, a romena bateu Belinda Bencic (13.ª) por 6-3 e 6-3, de forma a chegar às oito melhores do US Open.
30.ª cabeça de série em Nova Iorque, Cirstea arrancou o jogo com vontade de resolver a questão num pestanejar. Em pouco tempo, a tenista romena abriu uma vantagem de 5-0 no primeiro parcial. Bencic ainda conseguiu um break para atenuar a diferença, mas não foi capaz de consumar a reviravolta.
Na segunda partida, um filme semelhante. Cirstea arrancou com a corda toda e chegou ao 4-1 no marcador, mas o set entrou depois numa toada de break e contra break, o que acabou por satisfazer as necessidades da número 30 mundial, que tirou proveito da vantagem inicial para fechar um encontro onde disparou 16 winners (14 para Bencic) e cometeu apenas 14 erros diretos (32 para a helvética).
A próxima ronda é histórica para a carreira de Sorana Cirstea, na medida em que pode ditar a primeira presença de sempre da tenista numas meias-finais do Grand Slam. Do lado de lá da rede vai estar a checa Karolina Muchova (10.ª), que venceu Xinyu Wang (53.ª) por 6-3, 5-7 e 6-1.