Os jovens Rodrigo Cruz e Gonçalo Castro apuraram-se, na tarde deste sábado, para a final de singulares do Campeonato Nacional de Sub 16 ao eliminarem os primeiros cabeças de série da prova, que acontece pelo quarto ano consecutivo no Complexo Desportivo do Jamor.
Frente a frente com o detentor do troféu, Rodrigo Cruz não se deixou intimidar pelo favoritismo de João Dinis Silva e deu a volta ao primeiro cabeça de série (jogador da Escola de Ténis da Maia e atualmente no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis) para vencer em três partidas, por 3-6, 6-4 e 6-4.
Na metade inferior do quadro, Gonçalo Castro fez o mesmo contra João Morgado, ao recuperar da desvantagem de um set para superar o segundo pré-designado por 0-6, 6-4 e 6-0.
Desta forma, os dois jovens do Sport Club do Porto marcaram encontro na final de domingo, que resultará num campeão nacional de sub 16 inédito.
No caso de Cruz, esta será a primeira final individual numa prova rainha do ténis português, enquanto Castro foi finalista do Campeonato Nacional de Sub 14 em 2022 (vingou essa derrota para Salvador Monteiro nos quartos de final de ontem, também em três sets).