Novak Djokovic recupera de 0-2 em sets e evita surpresa monumental no US Open

Novak Djokovic precisou de recuperar de uma desvantagem de dois sets a zero contra o compatriota Laslo Djere para selar o apuramento para a quarta ronda do US Open e manter viva a hipótese de terminar o ano com 24 títulos em torneios do Grand Slam.

No primeiro dia com emoção no Artur Ashe Stadium, que durante as quatro primeiras jornadas não assistiu a qualquer set decisivo, o próximo líder do ranking mundial (garantiu o regresso ao topo ao vencer a primeira ronda) assinou a oitava recuperação da carreira de uma desvantagem de dois sets a zero ao vencer por 4-6, 4-6, 6-1, 6-1 e 6-3 em 3h45.

Eram quase duas da manhã quando o tenista de Belgrado selou a reviravolta, mas durante os primeiros 90 minutos foi Djere, oito anos mais novo e nascido em Senta, quem impressionou.

Destemido, o número 38 mundial não se deixou impressionar pelo currículo do compatriota e roçou a perfeição nos dois primeiros sets, impondo-se desde a linha de fundo para ganhar uma vantagem de 6-4 e 6-4 graças a quebras de serviço cirúrgicas em cada um dos parciais.

Mas com Djokovic, já se sabe, tem de se contar até ao fim e tudo começou a mudar quando, ao segundo jogo do terceiro set, o melhor dos sérvios assinou a sua primeira quebra de serviço da noite.

Forçado a trabalhos extra, o recém-campeão do ATP Masters 1000 de Cincinnati pressionou desde o início e venceu uma troca de bolas de 26 pancadas para alcançar o break que o fez disparar no marcador, pois entre o terceiro e o quarto set venceu 12 dos 14 jogos disputados — houve, no entanto, muito equilíbrio ao 1-1 do quarto, em que foram precisos 10 minutos para se verificar outro break.

Com tudo empatado, Djokovic encontrou mais resistência da parte de Djere, que fez um último esforço para tentar evitar que a vitória lhe escapasse, e ainda chegou a assustar-se quando serviu para a vitória e enfrentou um ponto de break, mas à 1h32 da madrugada a vitória chegou.

Pela oitava vez na carreira, e segunda no US Open, Novak Djokovic inverteu uma desvantagem de dois sets a zero e ficou com a vitória. Foi apenas a quinta ocasião em que foi forçado a uma quinta partida nos 50 encontros que já disputou na primeira semana do US Open e o primeiro desde 2010.

Novamente apurado para a quarta ronda de um torneio em que persegue o quarto título de campeão, Novak Djokovic terá como próximo adversário Borna Gojo. O croata, número 105 mundial, veio da fase de qualificação e superou o checo Jiri Vesely, que entrou no torneio com ranking protegido.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share