Andrey Rublev (8.º) reafirmou o seu lugar entre os principais candidatos ao título num dos duelos mais aguardados da jornada desta quinta-feira e colocou termo ao sonho de Gael Monfils (162.º). O moscovita de 25 anos responsabilizou-se por assinar os parciais de 6-4, 6-3, 3-6 e 6-1 para alcançar a terceira eliminatória da prova pela sexta ocasião na carreira.
Duas quebras de break intercaladas com uma para o outro lado conduziram o russo à estreita vitória no primeiro parcial, e também no segundo o cenário foi idêntico, embora desta feita tenha sido Rublev a reagir a uma quebra sofrida. Monfils não deu o encontro como perdido e fez renascer a esperança com a redução do fosso, mas o mais cotado não lhe ofereceu mais espaço após o deslize no terceiro set e firmou o resultado final ao cabo de menos de duas horas e meia.
Com a segunda vitória seguida no confronto direto com este adversário (2-1), Andrey Rublev vê mais próxima a oportunidade de fixar um novo melhor registo num Major onde tem os quartos de final como marca mais produtiva e vai batalhar por uma vaga na segunda semana com o francês Arthur Rinderknech (73.º), que aproveitou a desistência de Matteo Berrettini (36.º) para celebrar antes do esperado, por 6-4 e 5-3.