Jelena Ostapenko (21.ª) tinha na mira a oportunidade de ouro de alcançar pela primeira vez na carreira a segunda semana de competição em Flushing Meadows — Major onde tem o pior registo —, mas os alarmes voltaram a ativar. À semelhança dos dois embates anteriores, a antiga número cinco mundial voltou a ser forçada a discutir o terceiro parcial, mas o desfecho foi-lhe igualmente sorridente para garantir uma vaga nos oitavos de final.
A letã de 26 anos, 20.ª da lista das cabeças de série do US Open, até entrou com um break de vantagem frente à anfitriã Bernarda Pera (73.ª), mas não fez o suficiente para segurar o domínio e viu-se forçada a trabalhos extra após perder o set em disputa. Regressou a tempo ao eixo e foi a que menos errou nos capítulos finais da partida, para consumar a vitoria em 4-6, 6-3 e 6-3 em quase duas horas de duração.
Ultrapassada a anterior melhor marca na ‘cidade que nunca dorme’ e a aventurar-se pela primeira vez na segunda semana no Billie Jean King National Tennis Center, Jelena Ostapenko entra em colisão com a indiscutível principal favorita ao título, Iga Swiatek. Ainda que o estatuto de principal pré-designada penda para o lado da adversária polaca, o registo no confronto direto abona a favor da menos cotada: Ostapenko venceu todas as três anteriores partidas entre ambas.